Crítica | Ninguém Sobrevive (2012)



Ninguém corre. Ninguém escapa...


Se me perguntassem qual estilo de filme de terror que mais gosto sem dúvida nenhuma responderia slashers. Adoro um bom slasher. Sim!! Eu sei que a grande maioria trás aquela fórmula batida e mega previsível e personagens mais burros que uma "porteira", no entanto nem considero o clichê como algo ruim desde que seja bem utilizado. Boas perseguições, mortes impactantes, personagens carismáticos e um vilão que saiba fazer o trabalho direito são na minha visão os requisitos essenciais para considerar um slasher bom. Para minha felicidade Ninguém Sobrevive entrega a maioria desses ingredientes e se torna um passatempo agradável.

Na trama, Betty (Laura Ramsey) e seu namorado (Luke Evans) estão viajando para conhecer o lugar para onde vão se mudar, no caminho eles param num restaurante, porém eles acabam sendo perturbados por Flynn (Derek Magyar) membro de uma gangue de criminosos. De olho nos pertences do casal, Flynn sequestra os "pombinhos", entretanto seu parceiro mata Betty acidentalmente.


Porém, o que a gangue não esperava era que seu namorado fosse um psicopata frio e calculista armado até os dentes e motivado a matar todos em nome da vingança. Agora o grupo deverá achar uma maneira de sobreviver a esse inesperado perigo, para isso eles contarão com a ajuda de Emma (Adelaide Clemens) uma sobrevivente do psicopata que conhece todas as suas táticas.

Ninguém Sobrevive trás aquilo que queremos ver em um filme de terror, sangue, violência, perseguições e muita "cretinice". O primeiro ponto que devemos falar é sobre a reviravolta na metade do filme, calma!! Não é spoilers (é sim!!) a divulgação do filme fez questão de contar isso tudo no trailer. Esse plot twist só pegará de surpresa quem não sabe absolutamente nada da produção. A meu ver isso foi uma péssima jogada dos responsáveis pela divulgação, pois anulou de todas as formas o impacto e a emoção que essa cena em regra deveria ter.


Além disso, o roteiro apresenta algumas situações bem "WTF?" de pura "forçação de barra", como a cena do cara se escondendo dentro de um corpo, é bem "maneira" essa sequência, mas tem um "que" de ilógico aí. Fora esses momentos, a narrativa entrega um ritmo frenético, parte disso se deve a direção nervosa de Ryûhei Kitumura (responsável pelo ótimo O Último Trem) que mescla bem o suspense com o terror. O cara investe pesado em cenas violentas - uma de suas características - são várias mortes sangrentas e o melhor sem CGI.

O elenco cumpre bem os respectivos papéis, no entanto, o destaque vai para ele Luke Evans (Drácula - A História Nunca Contada) que entrega um personagem f*dão, cheio das artimanhas e implacável. É engraçado que ele não precisa de nenhuma mascara para botar medo, só suas habilidades de eliminar o alvo deixa qualquer um tremendo. Adelaide Clemens (Silent Hill - Revelação) traz uma "final girl" esperta, que fica "apagadinha" em determinado momento da trama, mas segura bem as pontas, o diretor utilizada de flashbacks para desenvolver a relação dela com o vilão, algo bem interessante. Também vale a menção para alguns rostos bem conhecidos no gênero como Laura Ramsey (As Ruínas e Venom) e America Olivo (dos remakes Sexta-Feira 13 e Maníaco


Resumindo, Ninguém Sobrevive pode não reinventar o subgênero  ou ser um dos melhores exemplo desse estilo, bem longe disso, todavia ele é um produto divertido e de qualidade. Com um ritmo acelerado, repleto de violência, sangue e mortes o filme entretêm com o que há de melhor nos slashers. Será que teremos uma sequência?! Bem que eu queria!! Mas duvido. Recomendado.


INSTAGRAM: EXPLOSÃO CEREBRAL

Título Original: No One Lives

Ano de Lançamento: 2012

Direção: Ryûhei Kitumura

Elenco: Luke Evans, Adelaide Clemens, Lee Tergesen, Derek Magyar, America Olivo, Beau Knapp, Lindsey Shaw, George Murdoch, Laura Ramsey, Gary Grubbs.

Trailer:



Comentários

  1. A cena que ele sai do corpo do cara (embora exagerada) é muito fudida. Acho que o filme pecou por exagerar mesmo, se fosse mais simples seria mais efetivo. O cara armado até os dentes, andando com uma menina sequestrada e ninguém desconfia. Além disso, o que ele faz pra matar o pessoal é tudo muito complicado, parece até um MacGyver psicopata, haha. Mas o filme em si é bem na média e é divertido.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Kkkkk né!! Talvez se fosse mais simples mesmo o resultado poderia ser muito melhor.

      Excluir
  2. Gostei bastante, o cara é fodástico tipo Antônio bandeiras no filme a balada do pistoleiro só que um psicopata do mal nesse filme. Cenas exageradas? Sim! Mas se não fosse acho que não seria tão impactante.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Justamente!! O lance eh entrar na vibe e se divertir e isso o filme cumpre com louvor!!

      Excluir
  3. Faz tempo que assisti a esse filme, também gostei muito.

    ResponderExcluir
  4. Para começar, confesso que, exceptuando 1 ou outro, só excepcionalmente repito ver o mesmo filme. Geralmente assisto, antes de me informo sobre as abordagens criticas, as resenhas, os prémios obtidos, filmografia dos protagonistas e, depois de tudo assimilado, arquivo e encerro o filme na minha mente
    Pois é! Geralmente é o que faço! Mas há filmes tão surpreendentes e perfeitos que que eu não consigo arquivar e assisto-o sp que ele aparece. Surpreendente, instigante e inquietante, este "No One Lives" tem todos os ingredientes necessários para fazer dele uma obra imperdivel. A actuação do actor principal é arrepiante e perfeita bem como a de Emma! A actriz tem uma actuação centrada nos olhares que faz e não nos dialogos: às vezes são angustiantes, perplexos, apaixonados, temerosos ou fascinantes. Já o motorista encarna o perfeito psicopata: inteligente, maquiavélico e humano. Fico por aqui pois mt teria a dizer! Nota máxima!

    ResponderExcluir

Postar um comentário