Crítica | Dupla Jornada (2022)



SINOPSE: Bud (Jamie Foxx) é um limpador de piscinas de fachada que tem a missão de em uma semana arrecadar 10 mil dólares para custear as despesas da filha e assim evitar que sua esposa Jocelyn (Meagan Good) mude para casa da mãe em outra cidade. No entanto, o que sua família não sabe é que na verdade seu emprego consiste em caçar vampiros.  Ele vai lutar literalmente com unhas e dentes para garantir dinheiro suficiente para o sustento da família.

CONSIDERAÇÕES:

 Uma das coisas que você tem que levar em consideração ao assistir Dupla Jornada é o fato do filme não se levar a sério em nenhum momento. O propósito aqui é a diversão, o entretenimento sem amarras na realidade, sem amarras com dramas e atuações impecáveis. Sabendo disso meu caro cinéfilo e se é do seu gosto curtir um produto que oferece ação de tirar o fôlego, vampiros e comédia pastelão então este seria a escolha certa para você.

Dentre os elementos que destacam posso citar as cenas de ação que são alucinantes, mano, as coreografias estão sensacionais, destaco a cena inicial e a cena envolvendo os irmãos Nazarian. Sério!! Estão f*da pra c*ralho. Jamie Foxx prova que no auge dos seus 55 anos ele ainda está  em forma para meter a porrada em geral. Outro ponto que curtir muito é o fato do roteiro aproveitar todos os elementos da mitologia vampiresca, como o lance do alho, do sol, do espelho e até mesmo a forma como elimina-los. 

O roteiro é o elo mais fraco da produção, temos aqui uma trama bem simples envolvendo um drama familiar, paralelo a isso temos uma trama de vingança e um dos plots mais manjando do cinema envolvendo a dupla de desajustados que precisam se entender. Destaque para Dave Franco que funciona muito bem como alívio cômico e os rumos dessa parceria chega a ser interessante garantindo algumas boas risadas. Porém, há elementos meio que deixados de lado mesmo sendo promissores, como o lance do Sindicato e todo a questão de divisão dos vampiros por grupos que poderia facilmente ser explorado em futuras sequências.

Outro aspecto que fica a desejar é o terror, o diretor poderia muito bem aproveitar a trama e ter entregado algo bem sangrento abusando do gore, mas o que vemos em tela é algo mais Sessão da Tarde, uma pena. Já a fotografia é um deleite, toda trabalhada em cores quentes e vivas bem diferente de filmes com a mesma temática  que geralmente são mais dark.

CONCLUSÃO:

Dupla explosiva é entretenimento puro, com direito a cenas de ações incríveis, vampiros flexíveis e violentos e uma  comédia ridiculamente engraçada. Em alguns momentos me lembrou muito Kingsman - Serviço Secreto misturado com João & Maria - Caçadores de Bruxas. É claro que o filme poderia ser muito mais marcante pois o universo construído permite caminhar por várias vertentes, mas o roteiro prefere seguir pelo caminho mais fácil, entretanto, já vale a conferida puramente pela diversão pipoca. Recomendo.


INSTAGRAM: EXPLOSÃO CEREBRAL

Título Original:Day Shift

Ano de Lançamento: 2022

Diretor: J.J. Perry

Elenco: Jamie Foxx, Dave Franco, Natasha Liu Bordizzo, Meagan Good, Karla Souza, Steve Howey, Scott Adkins, Oliver Masucci, Snoop Dogg, Eric Lange, Peter Stormare, Zion Broadnax.

Trailer:



Comentários