Crítica | Desumano (2022)




SINOPSE: Um grupo de estudantes com o objetivo de conseguir crédito extras na escola partem para uma excursão "natureba" monitorado pelo escroto professor de educação física Sr. Lorenzo (Peter Giles), entretanto, no caminho, o ônibus atropela um "ser estranho" e acaba estragando no meio do nada, para piorar a situação eles percebem que do lado de fora existe algo sinistro de olho neles. Agora o jovens estudantes deverão deixar as diferenças de lado e se unir para sobreviver antes que seja tarde demais.

CONSIDERAÇÕES:

Sendo bem direto ao ponto Desumano é um filme bem interessante porém pessimamente executado. O roteiro escrito por Patrick Melton e Marcus Dustan sendo que este último também na função de diretor, leva o espectador numa montanha-russa de informações e situações bizarras que no final das contas só sobra um questionamento "que p*orra é essa?!! 

Um dos principais problemas encontrados na premissa desse filme é justamente sua proposta, no início achamos que estamos diante de um slasher, segundos depois vemos que na verdade são uma gangue de zumbis a verdadeira ameaça. Então o que nos resta é assistir esses garotos sofrerem na mãos desse seres descontrolados e presenciar uma verdadeira carnificina correto? Incorreto! Pois o filme nunca mostra realmente para o que veio. E ainda o roteiro tem a brilhante ideia de complicar as coisas transformando uma trama aparentemente simples em algo muito complexo.

Daí surge um "grande" plot twist na metade do filme que tem a função de tapar diversas pontas soltas, que como disse lá no início poderia muito bem ter funcionado, no entanto, simplesmente não funciona, as explicações tem até algo de "nossa que ideia legal" mas a forma como é inserido e executado é muito sem noção e ridículo. Um roteiro mais refinado e uma direção mais experiente talvez transformasse essa tragédia em algo bom, mas definitivamente este não é o caso.

Já os personagens são trajados com os típicos estereótipo do ensino médio, desde a mocinha tímida e incompreendida até o atleta escroto e sem noção. Não chega a ser ruim, pois eles vão adquirindo alguns traços mais humanos conforme vão sendo explorado e é até bacana, mas o problema mesmo está nas atuações ruins kkkk e a falta de carisma de boa parte do elenco.


CONCLUSÃO:

No final das contas concluímos que estamos diante de um terror "nutela" batido no liquidificador com vários elementos que não chega a lugar nenhum. É um produto que tem boas intenções e que até pincela questões tão em alta como o bullying, trazendo inclusive uma trama bem otimista em relação a esse assunto. Como mensagem talvez funcione, mas como filme de terror fica devendo em diversos aspectos.


Ps: Existe uma cena pós-crédito deixando uma ponta enorme para uma futura e improvável sequência.



Título Original: Unhuman

Ano de Lançamento: 2022

Diretor: Marcus Dunstan

Elenco: Brianne Tju, Benjamin Wadsworth, Uriah Shelton, Ali Gallo, Peter Giles, Drew Scheid, Joshua Mikel, Lo Graham, C.J. LeBlanc, Blake Burt.

Trailer:



Comentários