Crítica | Corpo Fechado (2000)



Algumas coisas só são reveladas por acidente...



Todo cinéfilo que se preze já ouviu e com certeza já deve ter conferido algum trabalho de M. Night Shyamalan, sim!! Aquele mesmo que chocou o mundo com o sensacional O Sexto Sentido, sua primeira obra de grande expressão. Depois do sucesso absoluto do filme Shyamalan começou a trabalhar em outro suspense Corpo Fechado lançado lá no início da década de 2000.

Para quem acompanha a carreira dele, sabe que seus filmes são carregados de suspense, os personagens costumam ser muito bem trabalhados e desenvolvidos, os dramas geralmente são intensos e tomam bastante tempo em tela, mas sua marca são os plot twists, quase todas as narrativas trazem aquela revelação bombástica que muda toda a perspectiva da trama e a visão do espectador do que acabou de conferir. Só digo que em Corpo Fechado o diretor traz tudo isso com uma qualidade inquestionável, é um "baita" filme.


Na trama, David Dunn (Bruce Willis) é o único sobrevivente de um grande desastre de trem, para o espanto dos médicos ele sai completamente ileso do acidente. Confuso e decidido a encontrar respostas para tamanha "sorte" ele procura Elijah Price (o sempre ótimo Samuel L. Jackson) dono de uma galeria e portador da doença conhecida como "ossos de vidro". Elijah explica a David que o fato pode não ser apenas uma mera sorte do acaso e partir daí tenta apresentar a ele uma nova perspectiva da situação.

Bom, a narrativa já abre com o acidente de trem (não, não tem aquelas cenas cheias de efeitos pirotécnicos do acidente) tendo David como único sobrevivente, a partir daí a "pulguinha da curiosidade" é solta, como ele sobreviveu? É dessa pergunta que o roteiro escrito por Shyalaman têm seus desdobramentos. O diretor é simplesmente genial quando o assunto é construção de suspense e manter o público sempre atento, por mais que as vezes a condução seja arrastada, em nenhum momento fica aquela sensação de monotonia, claro sempre têm aqueles que não curtem, mas enfim, é o gosto de cada um.


Os dramas são construídos com perfeição, David vivido por Bruce Willis, que trabalhou com Shyalaman em O Sexto Sentido, entrega uma das suas melhores atuações, os dramas envolvendo o personagens são trabalhados sem serem melodramáticos demais, é interessante ver sua relação com o filho Joseph (Spencer Treat Clark) que vê o pai como um super-herói e um exemplo a ser seguido. A relação conturbada com a esposa Audrey (vivida pela ótima Robin Wright) também garantem sequências emocionantes.

No entanto, o grande chamariz e foco da trama é a relação de David com Elijah. O personagem de Samuel L. Jackson tenta abrir a cabeça de David para um mundo considerado por muitos, improvável, mas é essa a grande sacada, seria possível o impossível acontecer? O desenvolvimento das motivações, do passado e dos objetivos dele é impecável, mais uma vez, palmas para o diretor.


Um excelente filme não depende apenas de um ótimo roteiro é necessário um direção competente e isso Shyalaman entrega com louvor, sua condução é segura e precisa, em algumas cenas ele optar por uma jogadas de câmeras sensacionais, a construção do suspense é magnifico, tipo!! Aquela cena do revolver é tensa pra c**ralho. A sequência do resgate também garante boas doses tensão.

E o plot twist? Pois bem, a narrativa inteira é construída e direcionada para grande revelação final e que reviravolta!! Simplesmente magnífica e surpreendente, neste ponto entendemos o quão foi importante e necessário essa ligação de David com Elijah, ambos possuem semelhanças, mas ao mesmo tempo diferenças. Quando Elijah explica suas motivações é impossível não se lembrar desses filmes recentes de super-heróis e da relação intensa e por vezes contraditória entre vilões e heróis.



Enfim, Corpo Fechado é um dos melhores filmes e Shyalaman, ele entrega os ingredientes necessários para se fazer um excelente filme de suspense. O roteiro é magnifico, a direção é precisa, as atuações são um show e o plot twist garante um encerramento digno, emocionante e épico. É uma produção que deve ser conferida por todos, estão esperando o que? Assista e se surpreenda.


INSTAGRAM: EXPLOSÃO CEREBRAL

Título Original: Unbreakable

Ano de Lançamento: 2000

Direção: M. Night Shyamalan

Elenco: Bruce Willis, Samuel L. Jackson, Robin Wright, Spencer Treat Clark, Charlayne Woodard, Eamonn Walker, Leslie Stefanson.


Trailer:


Comentários