Crítica | O Despertar das Sombras (2017)



Os pesadelos vêm à vida...


É das cinzas que a fênix renasce e junto com ela nossas esperanças de que esse ano ainda veremos bons filmes de terror, mas enquanto não dou essa sorte o que me resta a fazer é assistir esses filmes desconhecidos para ver se em algum momento esses tiros no escuro acertam algum alvo. No caso de Awaken the Shadowman o tiro passou muito longe e olha que nesses casos não vejo trailer e não procuro nenhuma notícia da produção justamente para ser pego de surpresa.

Na trama, Adam (James Zimbardi) e Beth (Emily Somers)  é um casal aparentemente feliz que tenta lidar com as dificuldades financeiras depois do nascimento da pequena e doce Emma, porém, certo dia, Jake (Skyler Caleb) irmão de Adam, liga para ele para informar que a mãe deles Evette (Jean Smart) desapareceu sem deixar rastros e pede para o irmão ir à cidade afim de conseguirem encontrar alguma resposta. Adam e sua família então vão para o local para ajudar nas buscas, no entanto, sua decisão se mostra precipitada quando sua filha acaba virando alvo de uma estranha presença sobrenatural que se esconde nas sombras.


Sendo direto ao ponto, Awaken the Shadowman é um filme muito ruim. O que afunda bastante a produção é o seu roteiro mega clichê e super previsível, sério!! Não sabia nada desse filme antes de assistir e logo nos primeiros vintes minutos já tinha sacado quase todos os mistérios e isso é culpa exclusivamente do roteiro desleixado e da direção magistralmente ruim do novato J.S. Wilson que não sabe em circunstância nenhuma trabalhar com mistérios.

O que entrega boa parte das reviravoltas são os personagens essencialmente caricatos, tipo!! A grande parte deles possuem atitudes e olhares tão escrachados que fica impossível não desconfiar de que alguma coisa não esta certa, é como somar um mais um. Neste ponto o roteiro não ajuda muito e segue pelo caminho mais óbvio, pior que esse tipo de trama já foi retratado, com melhor eficiência, diga-se de passagem, em várias outras produções, o que tira bastante o impacto dessa narrativa.


Se o plot envolvendo todo o mistério do desaparecimento de Evette e dos segredos dos habitantes da cidade não empolgam e não prendem o espectador, ao menos o diretor poderia sustentar a trama no típico terror sobrenatural, principalmente por trazer um antagonista cheio de potencial, todavia, sua utilização é muito, muito ruim, acreditem, não existe nenhuma cena do Shadowman que valha a pena, ele é completamente desperdiçado e subaproveitado e o mais insuportável é que nas pouquíssimas vezes em que ele aparece o diretor tem uma mania chata de aumentar o som "no talo" o que gera mais um sentimento de irritação do que medo.

A direção de J.S. Wilson também não ajuda muita, sua falta de experiência ou falta de talento mesmo, gera um filme insosso, maçante e chato. Realmente é difícil aguentar até o final e lamento informar que aqueles que conseguirem essa façanha não terão qualquer espécie de redenção no terceiro ato, pois a conclusão consegue ser igualmente ruim, simplesmente um lixo. O máximo que temos do roteiro é uma pseuda explicação sobre o objetivo de determinados personagens e só, as motivações são clichês e sem qualquer exploração mais aprofundada, esse problema também afeta o Shadowman que de um modo geral, fica em segundo plano, e no final das contas ficam mais perguntas nos ar do que respostas, principalmente naquela última cena que ainda estou tentando entender.


Enfim, Awaken the Shadowman é basicamente um filme ruim, que não entrega nada de inovador, apenas uma história chata, sem emoção, cujo suspense é tão falho e deslocado que simplesmente não prende e não empolga. As atuações são ruins e os personagens mais ainda. Só lamento o péssimo aproveitamento do Shadowman, que provavelmente com um roteiro e uma direção mais afiada poderia render ótimas cenas. Não recomendo.



Título Original: Awaken the Shadowman

Ano de Lançamento: 2017

Direção: J.S. Wilson

Elenco: James Zimbardi, Skyler Caleb, Jean Smart, Emily Somers, Andrea Hunt, Robert R. Shafer, Raam Weinfeld, Grace Van Dien, Shophie Labelle, Casey Kramer.

Trailer:


Comentários

  1. Caramba o trailer deixa até uma vontade de conferir mas depois de ler essa crítica deixa pra lá próximo a fila anda...

    ResponderExcluir
  2. Vc escreveu muito. Dá para resumir tudo numa frase: Esse filme é uma bela bosta!

    ResponderExcluir
  3. Bom, pra começar é horrivel, fiquei sem entender nada! E suspeitamos de todos com aqueles olhares mal atuado. Não recomendo. (Fiquei com dó do bebê) kkkkk que bostaaaa

    ResponderExcluir
  4. Mega masters ultra sem noção foi o pior filme de toda minha vida!

    ResponderExcluir
  5. Link para assistir ao filme grátis

    https://youtu.be/blBJyRyCjH0

    ResponderExcluir
  6. Estou assistindo há 15 minutos e já cochilei 3 vezes. As cenas são longas e demoradas, você espera alguma coisa e no entanto, apenas sons altos e sem sentido aparecem. Já imagino o final e acho que seria tortura aguentar chegar lá

    ResponderExcluir
  7. Vai ter o segundo filme porque nesse não dá pra intender nada

    ResponderExcluir
  8. Espero né pq até agr nn entendi se a neném da viva ou morta,filme totalmente sem graça!

    ResponderExcluir
  9. Péssimo filme! Parabéns pelo seu texto... Você conseguiu descrever perfeitamente a bosta que ele é!

    ResponderExcluir
  10. Caramba mano eu assisti o fome todo fiquei puto e vim atraz de alguma coisa aqui por que eu não consegui desligar o final do filme não consigo se quer entender o enredo do terror da sombra nossa o filme é um lixo

    ResponderExcluir
  11. Pior filme mesmo aff ,fora que eu coloquei pra assistir outro e apereceu esse,péssimo

    ResponderExcluir
  12. se isso é terror, minha casa e pior! kkkkkk, perdi 1:23:15 horas da minha vida para esse filme horrível! simplesmente uma bosta

    ResponderExcluir
  13. A mãe Evette apareceu porque era uma das sentinelas que vigiava Adam, sua esposa e a bebê Emma para atrai-los e dessa forma entregar a pequena Emma à Sombra que era o filho carbonizado de Glenda melhor amiga da mãe do Adam. Seu irmão Jake caiu nessa cilada sinistra, entregando seu bebê à criatura e sustentado que a criança havia morrido.

    ResponderExcluir
  14. Eu também nao achei aquele terror que poderia ser,mas consegui assistir até o fim

    ResponderExcluir
  15. PODERIA TER MELHORADO MUITO,ATÉ QUE OS PRIMEIROS 25 MIN GOSTEI,MAS DEPOIS PIOROU.

    ResponderExcluir
  16. Pensei que o filme teria final, mas foi só perda de tempo!

    ResponderExcluir
  17. É sério não entendi nada com ND.nunca mais kkkkkk

    ResponderExcluir

Postar um comentário